Translate

21/12/2013

"SACO DE LEITE VAZIO NÃO É LIXO"



O Projeto Saco de Leite Vazio não é Lixo visa reaproveitar os 23 milhões de sacos de leite que são distribuídos mensalmente pelo governo federal em parceria com os governos estaduais para a população de baixa renda. O projeto reaproveita os saquinhos vazios para servir de berço para o plantio de mudas de árvores frutíferas e não frutíferas e ornamentais a custo zero já que o destino da maioria desses sacos vazios era os lixões. Para aproveitar a maior quantidade possível desses saquinhos vazios o Projeto Saco de Leite Vazio não é Lixo pretende implantar um recipiente para coleta em cada posto de distribuição nos 223 municípios do estado da Paraíba, dessa forma o estado passa a ser modelo para os demais que são beneficiados pelo programa leite para todos. Depois de implantado na Paraíba, o projeto pode ser estendido para outros estados com ajuda do Ministério do Meio Ambiente.
- Reaproveitar os 23 milhões de sacos vazios para o plantio de mudas de árvores frutíferas e não frutíferas e ornamentais a custo zero em substituição dos sacos pretos convencionais;
- Utilizar os saquinhos vazios para o plantio de mudas de árvores nos jardins botânicos, hortos florestais, escolas agrícolas, universidades e escolas publicas e privadas de todo o estado e demais entidades que trabalham com plantio de mudas de árvores;
- Reflorestar áreas desmatadas utilizando as mudas de árvores plantadas nos saquinhos vazios reaproveitados do programa Leite para Todos;
- Implantar nas escolas bancos de mudas de árvores gerando educação ambiental de verdade e prática.

Tendo em vista o fato do Programa Leite para Todos, do Governo Federal, distribuir cerca de 23 milhões de sacos de leite para comunidades carentes de todo o país mensalmente, constatamos a necessidade de dar a estas embalagens vazias, um outro destino que não seja o lixo. Na cidade de Fagundes, agreste paraibano, a cada mês, 20 mil sacos de leite já estão sendo reaproveitados para o plantio de mudas de árvores frutíferas, não frutíferas, nativas e ornamentais. Sensibilizamos as pessoas que são beneficiadas com o leite a devolverem as embalagens vazias no mesmo posto de entrega do leite em um recipiente próprio para isso, geralmente utilizamos um tonel grande reutilizado ecologicamente correto. A aceitação das pessoas a esse projeto é muito grande visto que já conseguimos reutilizar milhões de saquinhos que antes iriam poluir o planeta levando cerca de 100 anos para se decompor, agora são utilizados como berço para o plantio de mudas de árvores. Os saquinhos vazios são doados para as Universidades, Hortos Florestais, Escolas Agrícolas e parte delas são destinadas para escolas públicas e particulares que aderiram ao projeto gerando educação ambiental.


Os saquinhos brancos do programa Leite para Todos do Fome Zero são mais resistentes que os sacos pretos convencionais e poder ser reaproveitados cerca de três vezes. Outra vantagem, por ser branco não absorve tanto calor como os sacos pretos e com isso favorece o melhor desenvolvimento das plantas. Outra grande vantagem de reaproveitar os saquinhos vazios de leite é que são a custo zero e gera educação ambiental e melhor qualidade de vida para as pessoas, os animais e o planeta. Não é necessário retirar recursos da natureza para a utilização dos saquinhos e com isso gera uma economia significativa, pois o dinheiro que seria gasto com os sacos pretos pode ser revertido para saúde, educação, transporte, meio ambiente.

Para a implantação desse projeto a nível estadual são necessários apenas que o governo estadual disponibilize em cada posto de distribuição do leite do programa Leite para Todos um recipiente ecologicamente correto reutilizável para a coleta dos saquinhos de leite vazios. É preciso que seja feita uma campanha de conscientização junto às pessoas que recebem o leite para que devolvam as embalagens vazias no dia seguinte no mesmo posto de distribuição. Essa campanha de conscientização e sensibilização das pessoas pode ser feita nos postos de distribuição do leite, através da mídia e nas escolas de cada cidade. Também se faz necessário que o governador do estado faça um projeto de lei que obrigue os prefeitos a recolher os saquinhos vazios de leite e distribuir para as escolas públicas e particulares do município, ONGs, e demais instituições que trabalham com plantio e reflorestamento. Os saquinhos excedentes poderão ser armazenados e/ou doados para outros estados onde não tem o programa Leite para Todos do governo federal, com isso a Paraíba passa a ser um estado modelo no reaproveitamento dos saquinhos e em preservação do meio ambiente e reflorestamento.

O Projeto Saco de Leite Vazio Não é Lixo foi implantado originalmente na cidade de Fagundes no ano de 2006 e depois se espalhou para as cidades circunvizinhas a exemplo de Itatuba, Queimadas, Aroeiras, ingá, Campina Grande, Distrito de Galante e em outras cidades do estado e do país também foi implantado esporadicamente. Aqui na Paraíba, o projeto pode ser implantado começando pelos grandes centros como João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos, Souza e Cajazeiras. Depois pode ser implantados em todos os demais municípios da Paraíba.

Autor do projeto: Aramy Fabricio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem e compartilhem, deixem sua a opinião sobre o meu trabalho.